Sob as asas de São Miguel

 



Fábio Tucci Farah


Às vésperas de completar 40 anos, na Festa dos Santos Arcanjos, fiz minha consagração a São Miguel. Desde então, carrego uma singela medalha abençoada naquele dia. No ano passado, o Príncipe da Milícia Celeste me presenteou com um afilhado nascido em sua festa e batizado em sua homenagem. Na festa deste ano, a Mariana e o padre Cesar, meu orientador espiritual, tomaram posse na Academia Brasileira de Hagiologia  e se tornaram meus confrades. 



Durante o Congresso Brasileiro de Hagiologia, do qual fui coordenador, o Arcanjo me reservou uma nova surpresa. Dessa vez, pelas mãos do amigo Carlos Evaristo, com quem publiquei meu primeiro livro a quatro mãos. Ele havia me convidado para a abertura do ano jubilar da Ordem de São Miguel da Ala celebrado em 29 de setembro. A mais antiga ordem cavalheiresca de Portugal  festejou seus 850 anos de fundação com um presente especial do Santo Padre: bulas pontifícias de indulgência jubilar.

Infelizmente, havia um vírus no meio do caminho e não pude viajar a Portugal. Mas o obstáculo não impediu que o amigo Carlos tratasse de minha investidura como cavaleiro honorário da Ordem por Sua Alteza Real Dom Duarte Pio de Bragança, chefe da casa real portuguesa e grão-mestre da Ordem, e como irmão professo da Real Irmandade sob a mesma soberana invocação pelo bispo Dom Manuel António Mendes dos Santos, capelão geral da casa real portuguesa.



Minha investidura ocorreu em Santiago de Compostela, em 26 de setembro, e foi anunciada no fim da palestra de Carlos no já citado Congresso, que teve o apoio de eminentes instituições portuguesas, como a Fundação Histórico - Cultural Oureana e a Fundação Dom Manuel II.

Em 2014, Carlos já havia me surpreendido em uma viagem a Ourém. Fui recebido como confrade na Real Confraria do Santo Condestável S. Frei Nuno Stª Maria Álvares Pereira e ganhei um novo amigo no Reino dos Céus, São Nuno. Na verdade, dois, já que o capelão-mor adjunto, John Mariani, uniu-se ao Santo Condestável em 2020 e passou a zelar pelos confrades ainda em peregrinação por este mundo. 



Mais uma vez, agradeço ao Carlos Evaristo por sua generosidade. E aos Senhores Dom Duarte e Dom Manuel António Mendes dos Santos pela confiança e pelo privilégio em me acolherem na Ordem e na Real Irmandade  sob a proteção de São Miguel. 

Que o Arcanjo os cubra de bençãos e os defenda das ciladas do Inimigo!


Oração a São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate.
Sede o nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio.
Que Deus manifeste o seu poder sobre ele. Eis a nossa humilde súplica.
E vós, Príncipe da Milícia Celeste, com o poder que Deus vos conferiu, precipitai no inferno Satanás e os outros espíritos malignos, que andam pelo mundo tentando as almas. 
Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

II Congresso Brasileiro de Hagiologia

II Congresso Brasileiro de Hagiologia - Palestrantes

Duns Scoto: O Beato que foi contrário à doutrina