A foto perdida e o preâmbulo esquecido

Fábio Tucci Farah


Há tempos imemoriais, cultivei o hábito de guardar fotos dentro de livros. Sempre que lia - ou relia - alguma obra, era surpreendido por fragmentos de minha história pessoal. Em certos casos, ela se entrelaçava bem com a de personagens fictícios ou reais. 

Embora jamais tenha me adaptado aos livros digitais, as fotos passaram a ser aprisionadas em celulares. Contra a minha vontade, devo dizer, pois fui forçado a deixar para trás o antigo - e prazeroso - hábito. Em raras ocasiões, alguma foto ainda salta aos meus olhos ao folhear um livro. E me arranca um sorriso.

No último 14 de setembro, a Arquidiocese de São Paulo festejou o centenário de nascimento de um de seus mais notórios prelados - não livre de controvérsias, claro -, cuja história se entrelaça com a do Brasil. Não por acaso, ele também foi homenageado pelo Senado Federal, pela Academia Paulista de Letras…

Quando uma edição especial do jornal O São Paulo chegou as minhas mãos, a imagem em destaque, sacada por Douglas Mansur, o professor de fotografia da faculdade, lançou-me em uma caça ao tesouro! Folheei centenas de livros, redescobri fotos, recordei histórias. Mas demorei algumas semanas para resgatar o registro de meu encontro com Dom Paulo Evaristo Arns.

Estava no segundo ano da faculdade de jornalismo. Não passava de um jovem imberbe, com um futuro grandioso escrito na imaginação, em um caminho que não passava pela porta da Igreja. Certo dia, aceitei o convite do Douglas para acompanhá-lo em uma jornada de trabalho. Fomos à Catedral da Sé e o cardeal Arns cruzou meu caminho…

Entre aquela foto e outra tirada ano passado ao lado de Dom Odilo Pedro Scherer - infelizmente, via celular -, muitos caminhos foram cruzados, cabelos perdidos, rugas conquistadas. Por um bom tempo, a foto com Dom Paulo permaneceu soterrada entre centenas de páginas, perdida na memória. Aquela breve - e fortuita - audiência não havia marcado o início de uma nova jornada. E sempre passava despercebida quando eu garimpava o passado em busca de momentos preciosos. Ao encontrar a foto após uma longa busca, porém, ela arrancou um sorriso desse rosto barbado. A foto saltou de um livro como um preâmbulo, o preâmbulo de uma história que esbocei nas últimas décadas.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

II Congresso Brasileiro de Hagiologia

II Congresso Brasileiro de Hagiologia - Palestrantes

Duns Scoto: O Beato que foi contrário à doutrina