Presidente da Academia Brasileira de Hagiologia visita Causas de Beatificação e Canonização do Estado do Ceará

 


Em visita ao Estado do Ceará para a Cerimônia de posse como Presidente da Academia Brasileira de Hagiologia, o Irmão André Santos, OSB, fez uma peregrinação às Causas de Beatificação e Canonização em curso naquele Estado.

            O ponto inicial foi a cidade de Santana do Cariri, em 1º de fevereiro, conhecendo a Igreja Matriz de Sant’Ana, onde são veneradas as relíquias da Bem-aventurada Benigna Cardoso da Silva, e o Complexo de Benigna (cacimba, local do martírio, santuário e construção do Monumento da Menina Benigna).

No dia seguinte as atividades se concentraram em Juazeiro do Norte, onde visitou o túmulo do Servo de Deus Padre Cícero Romão Batista, na Capela do Socorro, e a Colina do Horto. Ainda na cidade participou da festa de Nossa Senhora das Candeias e encontrou-se com Dom Magnus Henrique Lopes, OFMCap, Bispo do Crato, e Dom Fernando Panico, MSC, Bispo Emérito do Crato, apresentando aos prelados os trabalhos realizados pela ABRHAGI.

No dia 6 de fevereiro, acompanhado pelo Prof. Dr. José Luís Lira, Fundador e Presidente de Honra da ABRHAGI, visitou o túmulo do Servo de Deus Joaquim Arnóbio de Andrade, na cidade de Sobral, e do Servo de Deus Waldir Lopes de Castro, na cidade de Marco.

No dia seguinte, na cidade de Fortaleza, esteve na Capela Sagrado Coração de Jesus, conhecida como Capela Santa Rosa, onde conheceu o túmulo do Venerável Frei João Pedro de Sexto São João, o memorial e a sala das promessas. Seguindo as atividades, visitou a Casa Mãe das Irmãs Josefinas, conhecendo o memorial e o sarcófago onde estão as relíquias da Serva de Deus Rosita Paiva.

No dia 8 de fevereiro, a peregrinação foi à cidade de Baturité, visitando o Memorial Irmã Clemência e a Matriz de Nossa Senhora da Palma, onde são veneradas as relíquias da Serva de Deus Clemência de Oliveira. Neste mesmo dia visitou o túmulo do Venerável Antônio de Almeida Lustosa, localizado na cripta da Catedral Metropolitana de Fortaleza.

            Ainda na capital cearense, encontrou-se com Dom Gregório Paixão, OSB, Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, expondo os projetos e objetivos da Academia.

A visita do presidente da ABRHAGI às Causas de Beatificação e Canonização configura um trabalho de aproximação entre a Academia e as Causas - para partilhar os trabalhos dos responsáveis, de modo especial o estudo e divulgação dos futuros beatos e santos. É uma experiência de fé, uma peregrinação de esperança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

II Congresso Brasileiro de Hagiologia

II Congresso Brasileiro de Hagiologia - Palestrantes

Duns Scoto: O Beato que foi contrário à doutrina