Irmã Adélia, Serva de Deus

 


Na última quinta-feira, 22 de fevereiro, a Superiora Provincial das Religiosas da Instrução Cristã, Ir. Cleonice Aparecida dos Santos, anunciou que o Bispo de Pesqueira, Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, recebeu do Dicastério para as Causas dos Santos o “Nihil Obstat” (Nada Obsta), documento pelo qual a Santa Sé reconhece Irmã Adélia como Serva de Deus, declarando assim que não há nada que impeça a introdução da sua causa de beatificação e de canonização.

Filha de Artur Teixeira de Carvalho e Auta Monteiro de Carvalho, Maria da Luz Teixeira de Carvalho nasceu no dia 16 de dezembro de 1922, em Pesqueira, agreste pernambucano. Recebeu o sacramento do Batismo na Igreja de Nossa Senhora das Montanhas, no povoado de Cimbres, município de Pesqueira - Pernambuco, no dia 7 de janeiro de 1923.

No dia 6 de agosto de 1936, nesse mesmo povoado, enquanto catavam sementes de mamona, Maria da Luz e a sua amiga Maria da Conceição receberam pela primeira vez a visita de Nossa Senhora.

Maria da Luz perguntou a Maria da Conceição o que ela faria se, naquele momento, elas fossem atacadas pelo cangaceiro Lampião e o seu bando, os quais agiam na região com roubos e assassinatos. Prontamente, Maria da Conceição respondeu que Nossa Senhora haveria de dar um jeito e protegê-las. Nesse momento, viram, no alto da serra, uma mulher muito bonita com uma criança nos braços. A mulher chamou as meninas para se aproximarem e foi atendida.

Quando voltaram para casa, as meninas contaram a história para os pais de Maria da Luz. Inicialmente, eles não acreditaram, e Artur foi com as meninas até o local da aparição. Ao chegaram lá, as duas viram novamente a mulher. Sem conseguir enxergar e achando que era alucinação das meninas, o pai de Maria da Luz pediu que ela perguntasse para a mulher quem era ela e o que queria. Ela respondeu que era a Graça e que tinha vindo para avisar que haveria de vir três castigos mandados por Deus, e, por isso, pedia oração e penitência.

Não demorou muito para que a história se espalhasse e o local virasse lugar de peregrinação e oração. Outras aparições aconteceram no mesmo local às duas meninas e foi nomeado, à época, um inquisidor das aparições, o padre José Kehler. Ele fazia perguntas para Nossa Senhora em alemão e latim e Maria da Luz e Maria da Conceição respondiam em português.

Em 1940, a jovem Maria da Luz ingressou no Instituto das Religiosas da Instrução Cristã. No ano seguinte, entrou para o noviciado e, a partir desse momento, recebeu o nome de Ir. Adélia. E, em 1946, emitiu sua profissão perpétua.

Para evitar o assédio de fiéis, eclesiásticos, bem como atritos com alguns grupos de críticos, no início da sua vida religiosa, a Ir. Adélia foi orientada por seus superiores a manter o silêncio em relação às suas experiências.

Após um período de silêncio, em 1985, Irmã Adélia reuniu as religiosas do seu Instituto para partilhar a experiência que teve com Nossa Senhora. Ela resolveu quebrar o silêncio porque estava com câncer, com metástase no fígado, e tinha pouco tempo de vida, segundo os médicos. Algumas semanas depois da conversa, Ir. Adélia foi com um grupo de irmãs para o local das aparições. Durante as orações, pediu que, se fosse da vontade da Deus, que aquelas aparições fossem divulgadas, e que ela fosse curada.

Curada, Ir. Adélia iniciou suas atividades da creche Nossa Senhora da Graça, em Recife. A creche surgiu do seu desejo de acolher crianças carentes da Vila Santa Luzia, oferecendo-lhes, no contra turno da escola, aulas de reforço escolar e proporcionando às mães de bebês um local para deixarem seus filhos, enquanto trabalhavam. Aos poucos, o projeto de acolhimento foi tomando forma de escola e passou a atender crianças de 4 a 6 anos de idade em salas de aula regular. Também realizou trabalho social, junto à colônia dos pescadores em Itamaracá.

Ir. Adélia se dedicou aos trabalhos religiosos e sociais, com ações que buscavam estruturar moradias para as famílias carentes. Ela também desenvolveu um efetivo trabalho entre os indígenas, a partir do final da década de 1980, quando retornou ao lugar das aparições marianas.

Em 13 de outubro de 2013, com 90 anos, Ir. Adélia faleceu, em Recife, deixando um legado de amor, compaixão e inspiração.

Com a causa de Irmã Adélia, o Estado de Pernambuco possui oito causas de beatificação: Dom Vital Maria Gonçalves de Oliveira (1844-1878), Frei Damião de Bozzano (1898-1997), Dom Hélder Câmara (1909-1999), Dom Expedito Lopes (1914-1957), Dom Antônio Campelo (1904-1988), Padre Luís Cecchine (1924-2010), Frei Caetano de Messina (1807-1878).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

II Congresso Brasileiro de Hagiologia

II Congresso Brasileiro de Hagiologia - Palestrantes

Duns Scoto: O Beato que foi contrário à doutrina