Academia Brasileira de Hagiologia celebra 19 anos de sua instalação e empossa sua nova Diretoria

 


Na noite do dia 7 de fevereiro de 2024, em Sessão Solene comemorativa, a Academia Brasileira de Hagiologia celebrou os 19 anos de sua instalação e empossou a sua nova Diretoria para o biênio 2024-2025. O evento aconteceu na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, do Colégio da Imaculada Conceição, na cidade de Fortaleza - Ceará, e contou com a participação de membros efetivos, sócios honorários, religiosos e convidados. A sessão foi aberta pelo presidente da ABRHAGI, Luciano Dídimo, que apresentou um balanço dos dois biênios em que presidiu a Academia. Seguindo os protocolos, o fundador e presidente de honra, Prof. Dr. José Luís Araújo Lira, agradeceu aos trabalhos realizados pelo presidente Luciano Dídimo, empossou o novo presidente, Irmão André Alves dos Santos, OSB, juntamente com a nova Diretoria. Em seu discurso de posse o novo presidente agradeceu a confiança dos confrades em elegê-lo, falou sobre a sua relação com os santos, tanto na dimensão espiritual, quanto na acadêmica, sobre os projetos da Academia e pediu a oração e o apoio de todos os acadêmicos para tornar os santos, beatos e candidatos aos altares mais conhecidos, pois “a santidade é o rosto mais belo da Igreja”.

Logo após o encerramento da Sessão Solene foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo Acadêmico Pe. Francisco Alves Magalhães, que em sua homilia ressaltou que é papel da ABRHAGI lembrar aos cristãs e aos homens e mulheres de boa vontade que o coração humano deve ser ocupado por Deus, o Santo, para que a santidade possa vislumbrar como natureza própria de quem pertença a Deus pela graça do batismo.

Na ocasião também aconteceu o lançamento, em formato virtual, do 3º número da Revista da ABRHAGI, e em seguida foi servido um coquetel aos presentes.

A diretoria da ABRHAGI para o biênio 2024-2025 está assim composta:

Presidente: Ir. André Alves dos Santos, OSB,

Vice-presidente: Vanilo Cunha de Carvalho Filho,

Secretário Geral: Pe. Francisco Alves Magalhães,

Primeiro Secretário: José Pereira da Silva,

Tesoureiro: Luciano Dídimo Camurça Vieira,

Primeiro Tesoureiro: José Vasconcelos Arruda Filho (Vasco Arruda),

Relações Públicas: Nahor Lopes de Souza Junior.

A Academia Brasileira de Hagiologia foi criada em 8 de dezembro de 2004, por iniciativa dos advogados e escritores Matusahila Santiago e José Luís Araújo Lira, acompanhados da desembargadora Gizela Nunes da Costa. Na ocasião não existia no Brasil uma academia dedicada à hagiologia. Alguns afirmam que a Academia Brasileira de Hagiologia foi a primeira do mundo. Atualmente a Academia realiza a cada dois anos o Congresso Brasileiro de Hagiologia, publica anualmente uma revista e realiza mensalmente palestras sobre os santos.

A ABRHAGI é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares. Estuda a santidade e o significado dos santos para o anúncio de Jesus Cristo. Oferece estímulo para venerar os santos inserindo-os sempre no mistério pascal de Cristo. Procura dar impulso ao culto dos santos.

 

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

II Congresso Brasileiro de Hagiologia

II Congresso Brasileiro de Hagiologia - Palestrantes

Duns Scoto: O Beato que foi contrário à doutrina