A Igreja tem um novo Bem-aventurado Moisés Lira Serafín, Presbítero (1893-1950)
O Bem-aventurado Moisés Lira Serafín nasceu em Tlatempa, bairro de Zacatlán, Puebla, México, em 16 de setembro de 1893. Seus pais eram Pedro Lira Batalla e Juliana Serafim Salas, formavam uma família de sete filhos, Moisés era o mais novo.
Aos cinco anos, com a morte da mãe, iniciou-se para Moisés a fase da orfandade e da vida itinerante. A partir daí a figura paterna do pai o acompanhou até os 15 anos.
Em 1911 ingressou no Seminário Palafoxiano de Puebla, como aluno externo. Em 1912 viveu a experiência dos exercícios espirituais inacianos, estes foram decisivos para a sua vida, ajudaram-no a confirmar a sua vocação ao sacerdócio e à vida religiosa.
Em 1914 conheceu o Venerável Padre Félix de Jesús Rougier. Foi o primeiro a ingressar na congregação dos Missionários do Espírito, no dia 25 de dezembro do mesmo ano. No dia 4 de fevereiro de 1917, na Cidade do México, fez a profissão religiosa como o primeiro Missionário do Espírito Santo.
Em 1919 iniciou seus estudos de Teologia no Seminário Conciliar da Cidade do México e concluiu-os em 1922 no Seminário de Morelia, Michoacán.
Em 14 de maio de 1922 foi ordenado sacerdote. Em 1926 foi enviado a Roma para estudar na Pontifícia Universidade Gregoriana (1926-1928). Nesta fase sofreu uma crise vocacional. O que o ajudou a superá-la foi o abandono filial a Deus. Com a confiança de uma criança nos braços da mãe, fez voto de abandono e aceitou com amor a vontade de Deus com esperança cristã.
Em 1934, inspirado pelo Espírito Santo, fundou a Congregação dos Missionários da Caridade de Maria Imaculada, na Cidade do México. Descobriu que Deus tinha uma missão para ele na Igreja: espalhar a semente da pequenez espiritual. Recebeu o carisma da Filiação Divina (sendo filhos de Deus), viveu-o desde a pequenez espiritual.
Em 25 de junho de 1950, faleceu com fama de santidade, na Cidade do México. Suas relíquias são encontradas no Templo Expiatório Nacional San Felipe de Jesús, na Cidade do México.
A cerimônia
de beatificação do Padre Moisés Lira Serafín foi presidida pelo Cardeal
Marcello Semeraro, Prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, no último
sábado, 14 de setembro, na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do
México.
Comentários
Postar um comentário