27 de setembro São Vicente de Paulo, Presbítero (1581-1660)

Nasceu no dia 24 de abril do ano 1581, em Gascony, França. Seus pais eram proprietários de um pequeno sítio e tinham seis filhos. Quando menino, Vicente tinha como obrigação cuidar do rebanho. Em 1588, foi estudar com os franciscanos, cujos estudos foram pagos por um advogado chamado Comet. Em 1596, foi estudar teologia em Toulouse. Dessa vez, seu pai foi obrigado a vender uma junta de bois para pagar as despesas do filho. Aos 19 anos, foi ordenado sacerdote.

Sua vida foi tecida por lances extraordinários. As sim, pouco depois de ter sido ordenado sacerdote, caiu prisioneiro dos turcos, foi vendido como escravo, passando dois anos em Tunes nessa condição. De regresso a Paris, tornou-se capelão e conselheiro de Margarida de Valois. A partir daí, Padre Vicente começa a ter livre acesso aos nobres, recebendo vultosas quantias que emprega em sua obra missionária e assistencial: criação de seminários, hospitais para os pobres, centro de amparo para os jovens abandonados etc.

Tinha como diretor espiritual o Pe. Berulle, fundador dos Oratórios, que o orientou para descobrir qual era a vontade de Deus a seu respeito. Numa paróquia na periferia de Paris, chega à conclusão de que a vontade de Deus é que trabalhe em favor dos pobres.


Em 1626, dá início à Congregação da Missão, cuja finalidade era dedicar-se ao serviço dos desamparados: camponeses, crianças abandonadas, idosos, doentes; como também à formação do clero e pastoreio dos fiéis afastados da religião. Juntamente com Santa Luísa de Marillac fundou a Companhia das Filhas da Caridade ou Irmãs Vicentinas, tão conhecidas pelo apostolado que exercem em hospitais, asilos, orfanatos e manicômios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duns Scoto: O Beato que foi contrário à doutrina

II Congresso Brasileiro de Hagiologia

II Congresso Brasileiro de Hagiologia - Palestrantes