Presidente da ABRHAGI visita relíquias da Serva de Deus Madre Maria José de Jesus

Continuando a peregrinação aos túmulos dos Servos de Deus e Veneráveis da cidade do Rio de Janeiro, no dia 17 de julho, o Presidente da Academia Brasileira da Hagiologia, Ir. André Alves dos Santos, OSB, visitou as relíquias da Serva de Deus Madre Maria José de Jesus, na Igreja de Nossa Senhora do Desterro, Convento de Santa Teresa.

            As visitas do Presidente da ABRHAGI são realizadas em face das Causas de Beatificação e Canonização e constituem um trabalho de aproximação da Academia com as Postulações, cujo objetivo é conhecer as causas, divulgar os candidatos aos altares e, principalmente, uma expressão de fé, uma peregrinação de esperança.

Madre Maria José de Jesus, no século Honorina de Abreu, nasceu no Rio de Janeiro, em 18 de fevereiro de 1882, sendo filha de Capistrano de Abreu, um dos grandes historiadores e intelectuais brasileiros. Perdeu a mãe aos 9 anos de idade. Foi formada para substituir o pai, pois também era muito destacada no campo das ciências e das letras. Teve uma adolescência normal, com muitas festas, amigos, amigas e namorados também. A essa altura já dominava seis idiomas, mas também era mestra na dança e nos jogos de salão daquela época. Mas, aos 21 anos tudo mudaria em sua vida. Passou por uma experiência rápida, mas muito profunda de conversão, o que a fez se voltar totalmente para Deus e a Igreja. Primeiro dedicou-se à vida pastoral como catequista e assim começou a trilhar os caminhos de uma vida voltada à santidade. Depois, aos 29 anos, mesmo tendo que enfrentar a incompreensão do pai e o abandono da família, entrou para o Convento de Santa Teresa, das Carmelitas Descalças, Rio de Janeiro, onde professou em 1912, passando a se chamar Ir. Maria José de Jesus, destacando-se como monja piedosa e exemplar. Em abril de 1917 foi eleita priora, função que exerceu durante 27 anos. Faleceu aos 11 de março de 1959, com fama de santidade.

A Serva de Deus Madre Maria José de Jesus é a Patronesse da Cadeira 3 da ABRHAGI, ocupada atualmente pela Acadêmica Gizela Nunes da Costa.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duns Scoto: O Beato que foi contrário à doutrina

II Congresso Brasileiro de Hagiologia

II Congresso Brasileiro de Hagiologia - Palestrantes