13 de julho Santa Teresa de Jesus dos Andes, Virgem (1900-1920)
Santa Teresa de Jesus dos Andes nasceu em Santiago, no Chile, no dia 13 de julho de 1900. No Batismo, recebeu o nome de Joana Henriqueta Josefina dos Sagrados Corações Fernández Solar, mas familiarmente era conhecida pelo nome de Juanita.
Na infância e adolescência, Juanita viveu uma intensa história passada entre a família e o colégio. Ela aliava uma enorme capacidade de amar e de ser amada com uma inteligência notável. Deus a fez experimentar a sua presença e a cativou-a, unindo-a ao sacrifício da Cruz. Conhecendo-O, amou-O; e amando-O, entregou-se radicalmente a Ele.
Ainda na adolescência, Juanita já havia decidido que iria se consagrar a Deus como religiosa, decidindo-se, finalmente, tornar-se Carmelita Descalça. Este seu desejo se realizou no dia 7 de maio de 1919, quando ingressou no Mosteiro do Espírito Santo, em Los Andes, no Chile. Ela vestiu o hábito carmelitano no dia 14 de outubro desse mesmo ano, iniciando assim o noviciado com o nome de Irmã Teresa de Jesus.
O Senhor lhe revelou que morreria jovem, como ela comunicou ao confessor um mês antes de sua passagem. A Irmã Teresa de Jesus assumiu este anúncio com alegria, serenidade e confiança, confiante de que continuaria, no Céu, a sua missão de fazer conhecer e amar a Deus.
A vida da Irmã Teresa de Jesus, no Carmelo de Los Andes, de maio de 1919 até a morte, em 1920, foi a última etapa da sua ascensão ao cume da santidade. Esses onze meses bastaram para consumar uma vida totalmente cristificada.
Após muitas
tribulações interiores e padecimentos físicos, causados por um violento ataque
de tifo, que lhe consumiu a vida, a Irmã Teresa de Jesus retornou à Casa do Pai
no dia 12 de abril de 1920, aos 19 anos de idade. Como era noviça, teve que
fazer a profissão religiosa em “articulo mortis”.
Comentários
Postar um comentário