16 de julho Nossa Senhora do Carmo

 

            A Ordem do Carmo tem o profeta Elias como o seu patriarca modelo, e caracteriza-se por uma profunda devoção a Maria. A Sagrada Escritura fala da beleza do Monte Carmelo, onde o profeta defendeu a fé do povo de Israel no Deus vivo e verdadeiro. Carmelo em hebraico significa “vinha do Senhor”. Ali Elias enfrentou os profetas de Baal.

Elias teve uma visão em que a Virgem lhe apareceu sob a figura de uma pequena nuvem que saía da terra e se dirigia ao Carmelo. Em 93, os monges construíram sobre o Monte Carmelo uma capela em honra a Virgem Maria. As gerações de monges se sucederam através dos tempos.

Em 1205, Santo Alberto, Patriarca de Jerusalém, deu-lhes uma Regra baseada no trabalho, na meditação das Escrituras, na devoção a Nossa Senhora, na vida contemplativa e mística. No século XIII, entretanto, os muçulmanos invadiram a Terra Santa. Os eremitas do Monte Carmelo fugiram para a Europa. Nessa época, tinham como Superior Geral São Simão Stock. Enquanto ele rezava pedindo a Nossa Senhora que protegesse a Ordem dos Carmelitas dos perseguidores, recebeu o escapulário das mãos de Virgem do Carmo, que lhes disse: “Eis o privilégio que dou a ti e a todos os filhos do Carmelo: aquele que for revestido desse hábito será salvo”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duns Scoto: O Beato que foi contrário à doutrina

II Congresso Brasileiro de Hagiologia

II Congresso Brasileiro de Hagiologia - Palestrantes