Padre Libério Rodrigues Moreira é declarado Venerável pela Igreja

 


Na quinta-feira, 14 de março, o Santo Padre Francisco recebeu em audiência Sua Eminência Reverendíssima o Cardeal Marcello Semeraro, Prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos. Durante a Audiência, o Sumo Pontífice autorizou o mesmo Dicastério a promulgar o Decreto relativo às virtudes heroicas do Servo de Deus Libério Rodrigues Moreira, sacerdote diocesano, nascido em 30 de junho de 1884 em Lagoa Santa - Minas Gerais, e falecido em Divinópolis, em 21 de dezembro de 1980.

O Venerável Servo de Deus Libério Rodrigues Moreira nasceu em 30 de junho de 1884 em Lagoa Santa, e cresceu num contexto familiar de grande pobreza. Após a morte prematura do pai, interrompeu os estudos e foi obrigado a sustentar a família, dedicando-se ao trabalho no campo. A vocação ao sacerdócio logo se desenvolveu, mas somente graças a ajuda de um primo sacerdote que custeava os estudos. Ele foi acolhido no Seminário Mariana.

Em 25 de abril de 1916 recebeu a ordenação sacerdotal. Após sua ordenação, foi designado vigário coadjutor na Paróquia Nossa Senhora do Pilar, em Pitangui. Em 1923, foi transferido para a cidade de Pequi. Em 1932, para a cidade de São José da Varginha. Em 1939 chegou a Nova Serrana, onde permaneceu até 1945. Posteriormente transferido para a Paróquia São Sebastião, de Leandro Ferreira, onde ficou até 1965. Neste período, entre 1945 e 1965, construiu a nova e suntuosa Matriz de São Sebastião, onde fez notar mais ainda sua atuação pastoral. Em 1965, já idoso e cansado, com 81 anos, foi transferido para a cidade de Pará de Minas, onde passou 15 anos, sem encargo paroquial, pois suas condições de saúde não mais lhe permitiam estar à frente de uma paróquia. No ano seguinte, a 25 de abril de 1966, celebrou cinquenta anos de sacerdócio acompanhado pelos fiéis, que admiraram o seu estilo pastoral e o empenho incansável que assumiu pelo bem deles. Em 1980 foi finalmente enviado para um lar de idosos em Divinopólis, onde, apesar da idade avançada, continuou a prestar serviço pastoral a outros pacientes até à sua morte, em 21 de dezembro de 1980.

Padre Libério foi um sacerdote simples, humilde, pobre e viveu a sua vida dedicando-se unicamente ao Senhor e aos outros, de modo particular aos doentes e aos pobres, a quem ajudava material e espiritualmente. As comunidades cristãs que o tinham como pároco consideravam-no um autêntico homem de Deus e os superiores, conscientes da sua excelente capacidade pastoral, confiaram-lhe o cuidado de várias comunidades paroquiais. Ele sempre foi obediente aos seus bispos e estava disposto a ir aonde fosse enviado. Dotado de uma espiritualidade profunda, soube transmitir a fé com simplicidade ao povo. Os traços característicos do seu apostolado são marcados por uma intensa vida de oração, um estilo de simplicidade, pobreza, mansidão e uma grande aptidão para aconselhar e orientar espiritualmente as pessoas. Seu testemunho do Evangelho era tal que as pessoas o procuravam continuamente para confissão, conselhos e bênçãos espirituais.

Virtudes heroicas é a qualificação canônica dada ao conjunto de condições de exemplaridade praticadas por um fiel católico em processo de beatificação. E sua demonstração de vivência é feita pela análise do comportamento e percurso de vida do candidato. Ao reconhecer que o Padre Libério as praticou, a Igreja está afirmando que ele viveu de forma radical o seguimento a Jesus Cristo, que a sua vida se pautou pela prática para além do comum das três virtudes teologais: (fé, esperança e caridade) e das quatro virtudes cardeais (prudência, força, justiça e temperança).

A partir de agora, ele passa a ser chamado de Venerável Servo de Deus Libério Rodrigues Moreira, mas o seu culto ainda permanece de forma privada. O seu culto só será público após a sua beatificação, a qual acontecerá depois do reconhecimento de um milagre atribuído a sua intercessão.

Além do reconhecimento das virtudes heroicas do Padre Libério, o Papa Francisco autorizou a promulgação dos decretos relativos a 19 novos Beatos (Christophora Klomfass e 14 companheiras, Padre Max Josef Metzger, Patriarca Estêvão Douayhy, Padre José Torres Padilla e Padre Camillo Costa de Beauregard), e outros 6 novos Veneráveis (Geevarghese Thomas Panickaruveetil Mar Ivanios, Antônio Tomicic, Maria Madalena Frescobaldi Capponi, Maria Alfinda Hawthorne, Angelina Pirini e Elisabetta Jacobucci).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

II Congresso Brasileiro de Hagiologia

II Congresso Brasileiro de Hagiologia - Palestrantes

Duns Scoto: O Beato que foi contrário à doutrina