Brasil: Causas dos Santos no ano de 2023

 



 

 

            Concluindo mais um ano, sempre somos convidados a fazer um balanço de nossas atividades e criar propósitos para o ano que se aproxima. Com relação às Causas dos Santos não deve ser diferente, pois durante o ano de 2023 a Igreja no Brasil ganhou novos candidatos aos altares e algumas das causas em andamento deram passos significativos.

            O Dicastério para as Causas dos Santos autorizou a abertura da causa de beatificação de Dom Antônio Campelo de Aragão (1904-1988), quarto Bispo de Petrolina, Pernambuco.

            Dentre os 36 decretos de reconhecimento das virtudes heroicas, cinco são de causas brasileiras:

Padre Aloísio Sebastião Boeing (1913-2006), sacerdote professo da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, fundador da Fraternidade Mariana do Coração de Jesus; que realizou um vasto apostolado aliado a uma grande caridade, levando alívio a muitos necessitados.

Madre Tereza Margarida do Coração de Maria (1915-2005), curiosamente chamada de “Nossa Mãe”, monja professa da Ordem das Carmelitas Descalças, religiosa de grande fé, humildade e caridade, tornando-se ponto de referência para suas irmãs e benfeitoras.

Guido Vidal França Schäffer (1974-2009), seminarista, que viveu uma amizade profunda com o Senhor e um serviço apaixonado aos outros, especialmente aos pobres e sofredores. Desde muito jovem tornou-se uma referência pelo seu espírito de oração, pela familiaridade com os textos bíblicos e pelo entusiasmo com que falava do Senhor.

Dom Antônio de Almeida Lustosa (1886-1974), religioso da Sociedade Salesiana de São João Bosco, Arcebispo de Fortaleza, autêntico homem de Deus, humilde e caridoso. Como pastor, demonstrou governança qualificada e habilidades organizacionais notáveis, fundador da Congregação das Irmãs Josefinas.

Frei Alberto Beretta (1916-2001), sacerdote professo da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, missionário italiano, trabalhou como médico e sacerdote com grande empenho em Grajaú, Maranhão. Para com os doentes foi paciente, sensível à escuta, procurando transmitir o valor cristão do sofrimento aos pacientes. Promoveu muitas iniciativas em favor dos doentes pobres e dos leprosos.

Dos 39 beatos, embora nenhum seja brasileiro, Jacinto Vera, primeiro Bispo do Uruguai, nasceu em 1813, em um navio na costa brasileira, e foi batizado na atual catedral de Nossa Senhora do Desterro, em Florianópolis, Santa Catarina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

II Congresso Brasileiro de Hagiologia

II Congresso Brasileiro de Hagiologia - Palestrantes

Duns Scoto: O Beato que foi contrário à doutrina