6 de novembro Bem-aventurada Bárbara Maix, Virgem (1818-1873)

A Bem-aventurada Bárbara Maix nasceu e foi batizada aos 27 de junho de 1818, em Viena, Áustria. Transcorreu sua infância no aconchego familiar, sustentada pela fortaleza e viva esperança dos pais, que superaram anos de angústia, marcados pela pobreza, doenças e morte de diversos filhos pequenos.

Ainda adolescente, já palpitava em seu coração o chamado de Jesus: “Funda a Congregação de Minha Mãe”. A 8 de maio de 1843, deu início a uma vida em comunidade, animada de espírito missionário. Devido a uma perseguição religiosa na Europa, deixou Viena, e partiu com destino à América do Norte. Mas a espera de 30 dias no porto de Hamburgo mudou o seu destino, e partiu para o Brasil. Após 52 dias de viagem, chegaram “sem dinheiro, sem conhecer ninguém, sem conhecer a língua, com muita fome, mas cheias de confiança em Deus e em Nossa Senhora”.

Acolhidas pelo Bispo do Rio de Janeiro, Dom Manuel do Monte Rodrigues de Araújo, aos 8 de maio de 1849, celebraram a profissão religiosa. A missão de Madre Bárbara, no Brasil, iniciou no Colégio Senhor dos Passos - Rio de Janeiro, depois no Catumbi e na Ilha do Bom Jesus.

Madre Bárbara recebeu um pedido após outro, de encarregar-se da direção de asilos. Em 1855 assumiu o Asilo Nossa Senhora da Conceição, em Pelotas - Rio Grande do Sul. Depois, o Asilo Santa Leopoldina em Porto Alegre (1857), onde por 14 anos se dedicou à educação das crianças entregues na Casa da Roda (Santa Casa de Misericórdia). Em 1860 fundou o Colégio Coração de Maria e dirigiu o Asilo Providência (1863).

Deixando Porto Alegre, em 1870, Madre Bárbara voltou para o Rio de Janeiro, assumindo a Escola Nossa Senhora do Amparo (Petrópolis), destinada à educação de órfãos e das filhas de escravos, após a lei do Ventre Livre.


Morreu aos 17 de março de 1873, em Catumbi, Rio de Janeiro. Foi beatificada no dia 06 de novembro de 2010, em Porto Alegre - Rio Grande do Sul.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duns Scoto: O Beato que foi contrário à doutrina

II Congresso Brasileiro de Hagiologia

II Congresso Brasileiro de Hagiologia - Palestrantes