22 de outubro São João Paulo II, Papa (1920-2005)

Karol Wojtyła nasceu a 18 de maio de 1920 em Wadowice, na Polônia. Trabalhou como operário nas minas de pedra e depois numa fábrica química. Em outubro de 1942 ingressou no seminário clandestino de Cracóvia e em 1º de novembro de 1946 foi ordenado sacerdote.

Em 4 de julho de 1958, o Papa Pio XII nomeou-o Bispo Auxiliar de Cracóvia. Recebeu a ordenação episcopal a 28 de setembro seguinte. Como lema episcopal escolheu a expressão mariana ‘Totus tuus” de São Luís Maria Grignion de Montfort.

Primeiro como Auxiliar e depois, a partir de 13 de janeiro de 1964, como Arcebispo de Cracóvia, participou em todas as sessões do Concílio Vaticano II. Em 26 de junho de 1967 foi criado cardeal por São Paulo VI.

Em 16 de outubro foi eleito Papa. Personalidade carismática, afirmou-se imediatamente pela grande capacidade comunicativa e pelo estilo pastoral. A têmpera e o vigor de uma idade relativamente jovem permitiu que empreendesse uma atividade intensíssima, ritmada sobretudo pelo multiplicar-se das visitas e das viagens: no total foram 104 internacionais e 146 na Itália, com 129 países visitados nos cinco continentes.

Desde o início trabalhou para dar voz à chamada Igreja do silêncio. A insistência sobre os temas dos direitos do homem e da liberdade religiosa tornou-se assim uma constante do seu magistério. Tanto que hoje é largamente reconhecido o contributo relevante da sua ação para as vicissitudes que determinaram a queda do muro de Berlim em 1989 e o sucessivo colapso dos regimes filo-soviéticos. Neste contexto provavelmente insere-se o gravíssimo episódio do atentado do qual foi vítima a 13 de maio de 1981.

Foi assídua a sua atividade a favor da paz, que se entrelaça com a busca do diálogo com as grandes religiões.


Depois de uma longa e angustiante agonia morreu na noite de 2 de abril de 2005. Foi beatificado no dia 1º de maio de 2011, por Bento XVI, e canonizado pelo Papa Francisco, em 27 de abril de 2014.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duns Scoto: O Beato que foi contrário à doutrina

A ABRHAGI no Japão

PRÊMIO TERRA DE SANTA CRUZ