A Igreja tem um novo Bem-aventurado, Miguel Rapacz, Presbítero e Mártir (1904-1946)

 


O Bem-aventurado Miguel Rapacz nasceu em 16 de setembro de 1904 em Tenczyn (Cracóvia, Polônia). Tendo entrado no seminário de Cracóvia em 1926, foi ordenado sacerdote em 1º de fevereiro de 1931. Foi enviado primeiro a Płoki, como vice-pároco da Paróquia da Natividade da Bem-aventurada Virgem Maria e, dois anos depois, a Rajcza. Em 1937, regressou a Płoki como administrador paroquial. A partir de 1939 a ocupação alemã o obrigou a reduzir a sua atividade pastoral, pois foram proibidos o ensino da religião católica, os casamentos entre polacos e alemães, todas as celebrações e atividades vespertinas das paróquias e instituições católicas.

 

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a Polônia viu-se sob o domínio da União Soviética de Stalin, que estabeleceu um regime comunista no país, que declarou abertamente guerra à religião e à Igreja. Naquela época, em 11 de maio de 1946, pouco antes da meia-noite, um grupo de 20 homens armados atacou a Reitoria de Płoki, sequestrando Padre Miguel e matando-o em uma floresta próxima.

 

Os agressores pegaram Padre Miguel, ainda vestido com a batina, e o levaram para uma floresta próxima, onde foi assassinado. A princípio ele ficou atordoado, depois foi morto com dois tiros. O corpo foi encontrado na manhã do dia 12 de maio por alguns agricultores que levavam o gado para pastar. Os autores do crime nunca foram identificados. As investigações, de fato, foram conduzidas com métodos típicos do regime comunista, visando ocultar a realidade dos fatos e sobretudo o motivo.

 

A hipótese do assassinato amadureceu no contexto do ódio ao cristianismo. Padre Miguel foi morto por causa da sua atividade pastoral, que não era apreciada pelo regime, e o seu assassinato apresenta as características típicas dos crimes perpetrados pelos comunistas. O seu assassinato não foi um acontecimento isolado, mas fez parte da atividade do governo destinada a “libertar” a Polônia da influência da Igreja e dos seus representantes mais importantes.

 

Padre Miguel Rapacz foi beatificado no dia 15 de junho de 2024, em cerimônia realizada na Basílica da Divina Misericórdia de Cracóvia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

II Congresso Brasileiro de Hagiologia

II Congresso Brasileiro de Hagiologia - Palestrantes

Duns Scoto: O Beato que foi contrário à doutrina