9 de junho São José de Anchieta, Presbítero (1534-1597)

Nasceu em 19 de março de 1534 em Tenerife, nas Ilhas Canárias. Fez seus estudos em Portugal, na Universidade de Coimbra. Em 1551 ingressou na província portuguesa da Companhia de Jesus, em 1553 fez sua profissão perpétua e foi enviado às missões do Brasil. Juntamente com o Padre Manoel da Nóbrega fundou a cidade de São Paulo, no dia 25 de janeiro de 1554.


Em 1565, participou da expedição de Estácio de Sá contra os franceses que invadiram o Rio de Janeiro. Viajou pela Bahia e em Salvador, finalmente, foi ordenado sacerdote, em 1566. Retornando ao Rio de Janeiro, fundou a Santa Casa de Misericórdia, o primeiro e único hospital por muito tempo no Brasil.


Foi escolhido para superior da Comunidade de São Vicente e depois de São Paulo. Dez anos mais tarde foi nomeado provincial de toda a missão no Brasil. Revelando-se um superior cheio de sabedoria e segurança. Exerceu intensa atividade entre os índios. Procurou desde o início compreender a cultura indígena; escreveu na língua dos indígenas uma gramática e, depois, um catecismo. Sua preocupação era uma só: evangelizar e evangelizar compreendendo a mentalidade e os costumes indígenas. Tinha grande devoção à Virgem Maria, dedicando-lhe um livro, Poemas à Virgem, não só revelador de sua piedade, mas também de seu talento literário.

Morreu no dia 9 de junho de 1597, sendo reconhecido como o “Apóstolo do Brasil”. Foi beatificado pelo Papa São João Paulo II em 1980 e canonizado pelo Papa Francisco em 2014.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

II Congresso Brasileiro de Hagiologia

II Congresso Brasileiro de Hagiologia - Palestrantes

Duns Scoto: O Beato que foi contrário à doutrina