15 de junho Bem-aventurada Albertina Berkenbrock, Virgem e Mártir (1919-1931)

 

A Bem-aventurada Albertina Berkenbrock nasceu a 11 de abril de 1919, em São Luís, município de Imaruí, Santa Catarina, numa família de origem alemã, simples e profundamente cristã. Filha de um casal de agricultores, Henrique e Josefina Berkenbrock, com eles aprendeu as verdades da fé, a rezar, a frequentar a igreja e a respeitar os mandamentos de Deus. Foi batizada no dia 25 de maio de 1919, crismada em 9 de março de 1925 e fez a Primeira Comunhão no dia 16 de agosto de 1928. Desde cedo, despontava na vida de oração, no amor à família e ao próximo.

No dia 15 de junho de 1931, Albertina estava apascentando os animais de propriedade da família quando o pai lhe disse para ir procurar um boi que se tinha distanciado. Ela obedeceu. Num campo vizinho encontrou Maneco Palhoça, também conhecido como Indalício Cipriano Martins ou como Manuel Martins da Silva. Quando Albertina lhe perguntou se tinha visto o boi, Maneco responde que sim, acrescentando que o tinha visto ir para o bosque próximo dali e ofereceu-se para a acompanhar e ajudar na busca. Mas, ao chegarem perto do bosque, convidou-a para deitar com ele. Albertina não consentiu e Maneco então a pegou pelos cabelos, jogou-a ao chão e, visto que não conseguia obter o que queria porque ela reagia, pegou um canivete e cortou o seu pescoço. A jovem morreu imediatamente. A intenção de Maneco era clara, a posição de Albertina também: não queria pecar.

Maneco acusou outra pessoa, que foi presa imediatamente. Ele fingia que velava a menina e, ao se aproximar do corpo, o corte vertia sangue. Ele fugiu, mas foi preso e confessou o crime. Maneco deixou claro que ela não cedeu porque não queria pecar.


Foi beatificada em 20 de outubro de 2017, em Tubarão, Santa Catarina. A Bem-aventurada Albertina Berkenbrock é a mais jovem entre os beatos brasileiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

II Congresso Brasileiro de Hagiologia

II Congresso Brasileiro de Hagiologia - Palestrantes

Duns Scoto: O Beato que foi contrário à doutrina