Edital para a seletiva de contos e ilustrações em homenagem a São José



Quem conta um conto
Aumenta um ponto.
Toda palavra
Traz um espanto.

Quem canta um conto
Aumenta o encanto.
Toda palavra
Tem contraponto.

Toda palavra
É musical
E multifária.

Vem com silêncio,
som e sentido:
É trinitária.

Horácio Dídimo

O Instituto Horácio Dídimo, em parceria com a Academia Brasileira de Hagiologia, abre edital para a seleção de contos e ilustrações em homenagem a São José.

Os contos devem ser produzidos em Língua Portuguesa e serão avaliados pelos critérios de originalidade, criatividade, coerência e clareza, por uma comissão organizadora especializada e escolhida pelo Instituto.

As ilustrações podem ser produzidas em qualquer técnica, coloridas ou em preto e branco. 

O prazo de inscrição é do dia 19 de março de 2023 (Dia de São José) a 1° de maio de 2023 (Dia de São José Operário).

CAPÍTULO I – DOS OBJETIVOS

1. Divulgar e estabelecer normas para a seleção de contos e ilustrações com temática josefina que comporão uma coletânea intitulada “Eu conto com São José”

1.1. Homenagear São José e difundir sua devoção através da arte e da literatura.

CAPÍTULO II – DOS PARTICIPANTES 

2. Poderão participar escritores e ilustradores de qualquer idade e de qualquer naturalidade. Para os concorrentes residentes no Ceará, será exigida para a inscrição a comprovação de que estejam cadastrados como apoiadores do Instituto Horácio Dídimo – IHD no Programa Sua Nota Tem Valor, do Governo do Estado do Ceará.

2.1. Para  fazer o cadastro, acesse o link: https://suanotatemvalor.sefaz.ce.gov.br/app/#/login e escolha a instituição 3315 – Associação Horácio Dídimo de Arte, Cultura e Espiritualidade. Faça um print da tela ou tire uma foto da inscrição para a devida comprovação. Depois, informe sempre seu CPF ao realizar suas compras no Ceará! Sendo um apoiador do IHD, você concorre a prêmios mensais e obtém um desconto no IPVA.

CAPÍTULO III – DA INSCRIÇÃO/ENVIO DOS TEXTOS

As inscrições para a seletiva serão realizadas através do preenchimento do formulário abaixo, do envio do texto e/ou ilustração e do comprovante de apoiador do Instituto Horácio Dídimo no Programa Sua Nota Tem Valor (se residente no Ceará).

3.1 A inscrição é gratuita e a compra de exemplares será facultativa. Por essa razão não haverá distribuição de exemplares gratuitos aos autores e ilustradores.

CAPÍTULO IV – DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E JULGAMENTO

Os contos e ilustrações comporão a coletânea intitulada Eu conto com São José e serão selecionados até 50 contos e 50 ilustrações.

4.1. Os contos devem ser textos literários, podendo ser fictícios ou reais, tendo ou não cunho religioso, mas precisam ter alguma referência positiva a São José.

4.2. Não serão aceitos textos escritos em outros estilos literários, como crônicas, depoimentos, textos poéticos, etc.

4.3. Os textos e as ilustrações não precisam ser inéditos.

4.4. A inscrição implicará o reconhecimento e a concordância, por parte do proponente, de todas as condições estipuladas no presente edital.

4.5. Cada escritor(a) e cada ilustrador(a) pode fazer a inscrição uma única vez, podendo enviar até três textos e até três ilustrações, contudo somente um texto e uma ilustração será selecionada por inscrição.

4.6. Não serão aceitos pedidos de inscrição após a data de encerramento. O prazo de encerramento da inscrição poderá ser prorrogado, se o IHD achar necessário.

4.7. Os textos literários e as ilustrações enviados passarão pelo crivo do conselho editorial do Instituto Horácio Dídimo e não serão permitidos conotação preconceituosa, racista e/ou discriminatória. O Conselho também irá avaliar a qualidade da obra e a pertinência de sua publicação. A decisão do IHD é soberana e irrecorrível;

CAPÍTULO V –  DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

Os textos selecionados e seus autores serão divulgados no site do Instituto Horácio Dídimo no dia 13 de agosto de 2023 (Dia dos pais).

CAPÍTULO VI – DOS DOCUMENTOS, DIREITOS DE IMAGEM, DIVULGAÇÃO E REGISTRO

Não será exigido dos autores e ilustradores participantes a obrigatoriedade de aquisição de exemplares da coletânea. A compra de exemplares será facultativa. Por essa razão e por causa da gratuidade da inscrição, não haverá distribuição de exemplares gratuitos.

6.1 A inscrição implicará o reconhecimento e a concordância, por parte do proponente, de todas as condições estipuladas no presente edital.

6.2 Ao aceitar este Regulamento, o(a) autor(a)/ilustrador(a) ou seu responsável autoriza a publicação do texto/imagem selecionado(a) para a coletânea em questão, cedendo gratuitamente seus direitos de autorais ao Instituto Horácio Dídimo, por prazo indeterminado.

CAPÍTULO VII – DAS RESSALVAS

7.1. Esta seletiva não é um concurso em que há vencidos e vencedores.

7.2. Eventualmente, por decisão do Instituto, poderão ser conferidos, a título de cortesia, diplomas, certificados ou outro tipo de menção honrosa, sem nenhum custo para os participantes.

7.3 Compete ao Instituto Horácio Dídimo resolver eventuais casos omissos neste presente regulamento.

Para enviar seu conto, clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

II Congresso Brasileiro de Hagiologia

II Congresso Brasileiro de Hagiologia - Palestrantes

Duns Scoto: O Beato que foi contrário à doutrina