ABRHAGI entrega Prêmio Terra de Santa Cruz nesta quarta-feira




Por Victor Hugo Barros

Pelo segundo ano, a Academia Brasileira de Hagiologia realiza a entrega do Prêmio Terra de Santa Cruz. Na edição de 2022, o casal Ana Lúcia e Ronaldo Frigini será homenageado com a honraria, conferida por uma comissão composta por acadêmicos da ABRHAGI. A entrega acontecerá durante na próxima quarta-feira (30), às 19h, durante sessão solene da Academia, realizada de forma virtual.
Criado para homenagear anualmente uma personalidade brasileira de destaque na área da teologia e da hagiologia, o Prêmio Terra de Santa Cruz foi idealizado a partir da proposta do acadêmico Fábio Tucci Farah. O nome do prêmio é uma alusão a um dos primeiros nomes dado ao Brasil pelos portugueses e homenageia nossa história, a fé católica e as relíquias custodiadas no país.
Ana Lúcia e Ronaldo Frigini foram escolhidos por integrarem diversas causas de canonização no Brasil. Advogada e ex-juiz, respectivamente, ambos dedicam suas vidas ao estudo da santidade de brasileiros candidatos ao altar.
Após a entrega do prêmio, às 20h, o casal realizará a palestra: Virtudes, caminho para a santidade. Aberta ao público, a atividade é gratuita.

Sessão da Saudade
No mesmo dia, às 19h, também será realizada a sessão da saudade em homenagem ao membro fundador da ABRHAGI e ocupante da cadeira 11, José Olavo Rodrigues. Falecido em 1º de fevereiro deste ano, Rodrigues integrou a criação da Academia, em 08 de dezembro de 2004. Na primeira formação da Diretoria, ele ocupou o cargo de tesoureiro, auxiliando na instalação e fortalecimento da entidade.
Em sua homenagem, durante a sessão, o membro da Comissão Arquidiocesana de Apoio à Causa de Beatificação e Canonização do Servo de Deus Dom Antônio de Almeida Lustosa, Marcus Vinícius, realizará a saudação póstuma. Dom Lustosa é o patrono da cadeira de número 11 da ABRHAGI, até então ocupada pelo homenageado.
O acesso para as atividades será realizado pelo aplicativo Zoom. Basta clicar em: https://us02web.zoom.us/j/890

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

II Congresso Brasileiro de Hagiologia

II Congresso Brasileiro de Hagiologia - Palestrantes

Duns Scoto: O Beato que foi contrário à doutrina