13 de agosto Santa Dulce dos Pobres, Virgem (1914-1992)



Santa Dulce dos Pobres, no século Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, nasceu no dia 26 de maio de 1914 na cidade de Salvador, Bahia. Foi criada no seio de uma família profundamente católica. Aos sete anos, perdeu a sua mãe. Desde criança já manifestava a preocupação pelos mais carentes. Aos treze anos, manifestou pela primeira vez o desejo de tornar-se religiosa.

 

Em fevereiro de 1933 ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, indo morar em São Cristóvão, Sergipe, onde permaneceu por dezoito meses como postulante e noviça. Em 13 de agosto de 1933 ocorreu a Cerimônia de Vestição, iniciando seu Noviciado e recebeu o nome religioso de Irmã Dulce, em homenagem à sua mãe. Em 15 de agosto de 1934 emitiu os Votos Temporários, retornando para Salvador, onde iniciou os seus trabalhos junto aos mais necessitados e operários, criando a União Operária São Francisco e o Círculo Operário da Bahia. Em 15 de agosto de 1938 professou os Votos Perpétuos.

 

Cansada de ser desalojada e humilhada com seus pobres, em 1949 ocupou o galinheiro do Convento Santo Antônio. A partir deste momento a sua ação foi se ampliando, fundando em 1959, com apoio de amigos e religiosos, a Associação Obras Sociais Irmã Dulce, com o objetivo de sistematizar as obras de caridade. Construiu o Albergue Santo Antônio para abrigar doentes. Em 1964 instalou o Centro de Recuperação de Menores Abandonados, chegando a abrigar mais de 300 meninos em situação de risco social, hoje conhecido como Centro Educacional Santo Antônio, e em 1983 inaugurou o Hospital Santo Antônio, com mais de mil leitos para a população carente.

 

Em 1988 foi indicada para o Prêmio Nobel da Paz. Em 1991, em seu leito de enfermidade, recebeu a visita do Papa João Paulo II. Faleceu em 13 de março de 1992, aos 77 anos, na cidade de Salvador.

 

Foi beatificada em 22 de maio de 2011 e canonizada em 13 de outubro de 2019.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

II Congresso Brasileiro de Hagiologia

II Congresso Brasileiro de Hagiologia - Palestrantes

Duns Scoto: O Beato que foi contrário à doutrina