Sessão da Saudade da ABRHAGI homenageia José Teodoro Soares
A Abrhagi realizou no dia 28 de setembro Sessão da saudade em homenagem ao acadêmico José Teodoro Soares, sócio fundador e grande colaborador, falecido em 18 de agosto de 2016.
Falando em nome da Academia a acadêmica Gizela Nunes da Costa ressaltou as qualidades do homenageado como professor, reitor da Urca e da UVA, onde desenvolveu trabalho de incomensurável grandeza e como político, defensor intransigente da educação.
Falaram depois Vicente Maia, que foi seu assessor por 18 anos e que destacou a capacidade de Teodoro de conviver com os adversários e de ser ele o responsável em interiorizar o ensino superior no Ceará e mais 9 estados do país. Por sua visão de futuro, caracterizou-o como um homem à frente de seu tempo.
Nosso presidente de honra, José Luís Lira agradeceu o apoio e incentivo que lhe foram dados por Teodoro e sua mulher Norma, também acadêmica e falecida há dois anos.
A acadêmica Giovana Mont'Alverne, autora juntamente com Norma de livro sobre a história de Sobral, foi categórica ao responsabilizar Teodoro pelo soerguimento do Museu Diocesano, administrado pela UVA e do qual foi diretora por muitos anos.
Por fim, dom Manuel Edmilson da Cruz elogiou o apoio que Teodoro sempre deu à Diocese e seus ex-colegas de seminário e encerrou a sessão pronunciando a benção final.
![]() |
Na ocasião foi distribuído entre os presentes o livro organizado por Luis-Sérgio Santos sobre o Professor Teodoro |
Comentários
Postar um comentário