Histórico

A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.

Foi criada em 8 de dezembro de 2004, ano do 150º aniversário da criação da Arquidiocese de Fortaleza; 140º aniversário de fundação do Seminário da Prainha, em Fortaleza; dia do 150º aniversário da proclamação do dogma da Imaculada Conceição e do 100º aniversário da coroação de Nossa Senhora Aparecida, por iniciativa dos advogados e escritores Matusahila Santiago e José Luís Lira, após criarem com sucesso a Academia Fortalezense de Letras, desta vez, acompanhados da desembargadora Gizela Nunes da Costa, fundaram a Academia Brasileira de Hagiologia (ABRHAGI).

A primeira diretoria ficou assim composta: Presidente de Honra: Dom José Bezerra Coutinho; Presidente: José Luís Lira; Vice-presidente: Matusahila Santiago; Secretária-geral: Gizela Nunes da Costa; Primeira-secretária: Maria Norma Maia Soares; Tesoureiro: José Olavo Rodrigues; Primeira-tesoureira: Irmã Elisabeth Silveira; Relações Públicas: Paulo Mindello.


A questão da santidade e a ideia de fundar a Academia
O hagiólogo J. Alves, autor de vários trabalhos sobre a vida de santos, diz-nos em e-mail que “os santos fazem parte da história religiosa e sociocultural brasileira”. É esta indiscutivelmente uma grande verdade.
Em outubro de 2004, recebi um segundo desafio de minha amiga Matusahila Santiago, para fundar uma entidade cultural. Confesso que não aceitei a idéia com a mesma naturalidade que recebi a de criar a Academia Fortalezense de Letras. Contudo, pouco depois, passei a um estudo para saber sobre a existência ou não de academia no sentido de hagiologia ou hagiografia. Constatei através de informações e consultas a páginas na internet, muito especialmente nas do Vaticano e da CNBB, que não existia a mencionada academia, apesar de existirem algumas de caráter específico como a Academia Cristã de Letras, sediada em São Paulo, a Academia Marial de Aparecida, sediada em Aparecida, São Paulo e a Academia de Letras e Artes Mater Salvatoris, em Salvador e, ainda o Ciclo de Hagiografia, na Itália, o que nos permitiu afirmar que a Academia Brasileira de Hagiologia é a primeira do mundo. Feitas as constatações, buscamos dar-lhe vida e convidamos a desembargadora Gizela Nunes da Costa, para juntos formularmos a Academia Brasileira de Hagiologia.
Alegrou-nos sobremodo a aceitação e os nomes consagrados do Ceará, do Brasil e do exterior que aceitaram a integrar a ABRHAGI e, com as bênçãos do mestre Dom José Bezerra Coutinho (Presidente de Honra), fundamos a Academia Brasileira de Hagiologia à sociedade. O trabalho apenas se inicia e estamos construindo a casa sobre rocha, objetivando que ela permaneça eternamente.
Nomes dos mais significativos ligados ao estudo de santos foram convidados a compor a Academia e se irmanam nessa causa que abraçamos: levar a todos o conhecimento sobre essas figuras fascinantes que modificaram nossas vidas e a História.
José Luís Araújo Lira
Fundador e presidente 2004/2006

Postagens mais visitadas deste blog

II Congresso Brasileiro de Hagiologia

II Congresso Brasileiro de Hagiologia - Palestrantes

Duns Scoto: O Beato que foi contrário à doutrina